Páginas

terça-feira, 13 de junho de 2023

LISTA PARTICULAR DE PERFUMES...


Dona Helena abriu a porta e pediu que eu subisse as velhas e gastas escadas de madeira do sobrado com cheiro de óleo de peroba impregnado. A máquina de costura com velhos tecidos e o aroma da alfazema me levaram à uma antiga cena. Os abraços perfumados nas festas de aniversário. Aroma fresco e familiar da essência da no ar. Às vezes, um tio ou tia aparecia com uma ou outra fragrância conhecida. Violeta ou almíscar. 

O olfato provoca memórias antigas. Desafiei Dona Helena a saltear comigo uma pequena e perfumada lista. 

Comecei com cheiro de mato cortado. Capim-cidrão esmagado. Cheiro de hortelã fresquinha. Casca ácida de tangerina. Folha de limão cravo!   
Ela rebateu no ato. Cheiro de bebê no quarto! Cheiro de talco. De lavanda leve. Pomada Hipoglós na pele.

Cheiro de fruta madura. Cheiro de manga. Pitanga. E todas as frutas misturadas na quitanda!

E o cheiro de pão quentinho? Cheiro de café passando? Cheiro de omelete. Bacon fritando. E assim continuamos. Eu ia puxando... Cheiro de fogueira. Pólvora no ar. Madeira queimando.

Nem sempre o cheiro agrada, dizia ela, tem o cheiro de água parada. Cheiro de gás metano. Estrume de vaca. Borracha queimada. 

E tem cheiro que regenera... cheiro de chuva na terra. Cheiro de tinta aquarela. E cheiros inquietantes. Cheiro de incenso indiano. Cheiro de livros não lidos na estante.  

Seguia a tarde perfumada e solta, com a lista voltando vez ou outra. Cheiro de dar fome e desejo? Cheiro de queijo. De baton no beijo. Fondue de moçarela. Pipoca estourando na panela...

E o cheiro mais divino, falei provocando? Cheiro de Lírio no campo. E da dama da noite, aberta de amor, exalando...          

Foi aí que Dona Helena respirou mais fundo e sorrindo... O que entra vivo pelas narinas, minha filha, são memórias afetivas... de toda uma vida.


************************

 

******

COMPRE O COMBO DOS LIVROS INESPLICANDO 

NAS GRANDES PLATAFORMAS DE VENDA.

OU PEÇA NO WHATSAPP E  RECEBA EM CASA 

COM DEDICATÓRIA... 13 997754072

 

2 comentários:

  1. que texto lindo! lembrando aqui tantos cheiros me vem à mente!... E o cheirinho das roupas de minha mãe!... E das suas mãos!...

    ResponderExcluir