Páginas

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

A SABIÁ NA TELHA...

Não passava das cinco e meia. A sabiá laranjeira voltava pra sua casa entrando na fresta da telha. Eu olhava de baixo, sentada na grama verde do jardim. Como vive aquela passarim? É lá dentro que ela mora. Deve ter cama de capim. Será que tem mesa de madeira? Fogãozinho a lenha? Luz de fósforo imitando lampião?

Na minha Liliputi da imaginação, eu tinha seis polegadas e entrava na casa para espiar a ninhada, olhar a mobília da passarada, ir até o fundo de telha, vasculhar a cozinha...

Eu fazia comidinhas invisíveis para o meu pai, de criança. Era uma espécie de culinária imaginária. Ele fazia o pedido do dia. Eu anotava. Ia numa espécie de copa secreta e preparava com ingredientes mágicos. Punha sal, orégano, pouco  alho. Não exagera na pimenta, meu pai pedia! Eu sorria e tirava com os dedinhos, o excesso da ardida vermelhinha.

Em poucos instantes eu voltava radiante trazendo o pratinho invisível.  Ele comia e se derretia.  Quer sobremesa? Pudim de leite! É pra já. Eu voltava com manjar. Não temos  pudim hoje, não faz mal? De jeito nenhum.

No final eu trazia a conta. Ficou dois Reais! Eu pedia pouco. Pegava o dinheiro invisível e ainda ficava com o troco.

Meu pai saía para o trabalho e eu voltava pra minha telha. Meu ninho dentro de casa. Um mágico e minúsculo mundo onde tudo eu inventava.

Quando a nossa casa foi pintada, a escada dupla do pedreiro ficou no jeito certo. Não havia ninguém por perto. Eu fui subindo degrau por degrau para espiar a telha habitada, pensando encontrar  a sabiá e seus pertences, montinhos de capim e quem sabe, uma ninhada recente.

Nada. A sabiá tinha se mudado. Uma outra visitante com mania de limpeza ocupou o espaço... Eu também cresci. Olhava menos pro alto. Tudo que eu vi no buraco da telha, foi uma minúscula abelha, passageira...

Lambuzada e com ar de apressada, esfregava o rosto e as mãozinhas... orando e se limpando, limpando, limpando...


 ***********


O LIVRO INESPLICANDO ESTÁ À VENDA NA AMAZON, KOBO, MAGALU, 
AMERICANAS E NAS LIVRARIAS MARTINS FONTES! COMPRE ON LINE!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário