Páginas

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

O TOQUE DO MESTRE


 A Avenida Paulista era um mar de gente às sete da manhã. Eu, com a pressa dos meus dezessete anos, carregada de livros, cadernos e planos, entuchados numa mochila azul marinho, corria para chegar a tempo na aula do cursinho. Era o "Vaticano". A sala de maior tamanho, onde a primeira aula acontecia junto com cento e cinquenta vestibulandos sonolentos como eu e que iam acordando, lentamente, à medida que a aula ia passando.

Eu não sabia ao certo porque tinha escolhido o curso de biológicas. Talvez, por ser o mais forte. Ou por influência da professora de ciências. Uma japonesa brilhante em quem eu me inspirava na época do colégio. Aprender com ela foi um privilégio.

Naquela sala gigante, eu ficava com meus sonhos, espinhas, colinhas, letras de músicas americanas e algumas tarefas estranhas. Física, matemática e a mais terrível de todas... a química orgânica! Eu detestava química orgânica. Meu Deus, para que serve o benzeno? Sei que tem seis ligações, ao menos.   

Foi num dia de Vaticano que o toque iluminado de um anjo ou arcanjo aconteceu. Ele nem percebeu. Foi um toque de mestre. Toque divino dado com carinho, no meio da aula de português... o que faz aqui, cara Inês?

Era o professor Arlindo que descia do púlpito e vinha até a minha cadeira mexer com minhas certezas e mudar uma vida inteira. Parado ao meu lado, enquanto todos se preocupavam com os textos de interpretação, ele segurou o meu caderno em suas mãos. Olhou as folhas soltas. Rabiscos pelos cantos. Letras dos Beatles. Frases importantes que eu guardava e nem sempre lia. Coloridos celofanes e poesias.

O mestre foi direto, com sua voz literária de sábio conhecedor... Tens alma canceriana! Nesta sala de biológicas? A quem enganas? Você é de humanas! E apontou meus rabiscos, meus textos e os inclinados traços artísticos.

Assim, ainda hoje sigo escrevendo, rabiscando, inventando, contando histórias e crônicas do meu tempo... Culpa do toque certeiro. 

Valeu, Mestre Arlindo! Eu não gostava, mesmo, de benzeno.


*                        *                             *                           *


APROVEITE E COMPRE O LIVRO INESPLICANDO

WHATSSAPP 13 997754072

 LER FAZ BEM!


3 comentários:

  1. Uaaaau, “toques” ou “conselhos” que mudam toda a nossa vida! Parabéns por segui-lo! 😘🌹👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
  2. Desculpe perguntar mas, quem era essa professora maravilhosa de biologia?

    ResponderExcluir