Páginas

quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

PEDACINHOS DE CHÃO...



Restaram em mim... caquinhos da infância.                                  Alguns pisos ficaram pavimentados na minha memória. Os chãos mais novos e acarpetados foram carcomidos e sumiram com o tempo, mas o chão de cacos vermelhos, esse continua inesquecível. Lembro dele nos quintais e áreas de serviço. Ainda encontro nas casas dos bairros paulistanos mais antigos. Combina com casinhas de cachorro e vasos com renda portuguesa espalhados pelos cantos. Eu brincava tanto.

Outros cacos de azulejos, brancos, beges e azulados também eram muito utilizados. Pontudos, irregulares e bem misturados. Mais baratos que as peças inteiras e melhores que cimento para se ter no chão. Mas ralavam nossa pele ao menor escorregão. Nas casas de praia eu recordo de chãos gelados de pedra ardósia. Verde escura ou cinza chumbo. Enceradas com uma cera brilhante e no centro, um tapete artesanal de barbante. O chão tinha frescor matinal. Coisas de praia, sandália, mar e sal. Além de ardósia ser nome bonito. Parece flor. Um doce com creme ou outro recheio de leve sabor.

Os chãos foram mudando com o passar do tempo. Cada um, com seu momento. Nós, os bichinhos de apartamento, nos acostumamos com os carpetes peludos. Lembro do meu quarto cor de ouro e do outro,  rosa melancia. Eram aconchegantes. Para rolar noite e dia. Produziam espirros e alergias.

Vieram os carpetes de madeira, o toc-toc dos saltinhos barulhentos a esfuracar o chão.  Hoje, os azulejos modernos imitam madeira, pedra, até os antigos ladrilhos portugueses. Reproduzidos perfeitamente. Sem memórias. Só presente. N
ada mais teve a poesia dos pisos de antigamente.

Quando comprei a primeira casinha, pequena e com acabamento antigo, o piso me virou a cabeça. O antigo dono colocou pastilhas de parede brancas e verdes por todo o chão. Eram pequenas e quadradinhas, usadas geralmente na frente dos prédios. Eu me sentia andando pelas paredes. Feito mulher aranha, torta e sem direção.
Deu três meses e troquei o piso. Meti um porcelanato. 
Literalmente, eu tinha perdido o chão!                                                       
       *******
 QUER PRESENTEAR COM O LIVRO "INESPLICANDO"?

ENCONTRE NA LIVRARIA MARTNS FONTES, NA AMAZON, MAGAZINE LUIZA... 

OU PEÇA COM DEDICATÓRIA PELO 13 997754072. 

ENVIAMOS PELO CORREIO!


5 comentários:

  1. Engraçado.. para.mim tb pisos de moradia ficaram em minha memória..
    Cimento liso q recebia cera para ficar vermelho , como se usava..
    Quintal de caquinhos coloridos,q eu adorava e q c/ certeza eram mais baratos.
    Carpetes grossos e macios, adorava, mas dp foram execrados e ficaram fora de moda.
    Todos me lembram várias fases e tenho saudades de todas..

    ResponderExcluir
  2. Esses cacos vermelhos mereceram diversas crônicas, tal a persistência de sua imagem na memória dos paulistanos, principalmente. O que começou com um funcionário que solicitou os refugos da empresa, acabou virando febre. Eventualmente este piso chegou a ser mais caro que aquele feito de peças inteiras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha suas informações, Chamedwek... se puder, deixe nos links de matérias relacionadas. Realmente interessante e mágico esse piso paulistano... Obrigada por participar!

      Excluir
  3. Oi Inęs, ė a Rosane
    Interessantīssimo escrever uma crônica sobre pisos de antigamente...Pensar neles nos leva a uma viajem no tempo...
    Atė os 10 anos de idade morei numa casa no Tatuapė que tinha o quintal revestido com caquinhos de ceræmica vermelha. 52 anos atrás!!!! Minha māe encerava uma vez por semana e eu passava enceradeira pra dar brilho.Serå que alguėm nascido neste milênio sabe que isso era um eletrodomėstico muito popular?
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, querida, Rosane... Estes tais caquinhos vermelhos residem na nossa imaginação .. e como disse o leitor no comentário acima... eles foram tão bem aceitos, que se tornaram mais caros que as peças inteiras.... Mas já faz um bom tempo, não é? Eu acho que nenhum jovem sabe mais o que é "enceradeira"... mas eram lindas... algumas de aluminio cromado ... lembro bem! Agora... só em antiquário! beijos e obrigada por estar aqui no Blog... Se quiser seguir.. é só clicar lá no alto da página! ( seguidores) vou amar....

    ResponderExcluir