Páginas

terça-feira, 17 de janeiro de 2023

O CHÁ DE MULUNGUÊS!

Zeza nasceu, cresceu e aterrissou direto de Mulungu, cidadezinha de nove mil habitantes no interior da Paraiba, pra ser minha vizinha em São Paulo. Foi na capital que acabou de estudá e se mudenizá, sorria ao falar. Aprendeu confeitaria e fez muito sucesso, depois de um tempo de dureza e maus pedaços.  

Zeza tinha um dialeto especial, o mulunguês, que com o passar dos anos passei a me acostumar e quase entender. Ela barria com a bassoura. Fazia chazinho pro figo desagordurá. E todo final de mês pusitava os cheques dos clientes na conta... - Não é pusitá, Zeza. É depositar! É isso mesmo, despois eu pusitei.

Não tinha jeito. Fui me adaptando ao mulunguês. Difícil mesmo era entender quando ela falava rapidamente com os parentes. O mulunguês corria solto feito garanhão no sertão da sua Paraiba. Eu nada entendia e a Zeza se divertia... Parece ingrêis, mas nóis se entende, dona Inês! 

Zeza tinha um coração maior que o seu sotaque, sua cidade. Eu adorava aquela autenticidade. E também dos seus repentes, trazendo sempre um chazinho de mulungu quentinho e docinhos folheados de presente. 

Quando nasceu seu primeiro neto, o caldo engrossou a língua de vez. Zeza ainda não tinha comprado telefone e a família mulunguense queria saber do rebento. Era Mulungu inteiro ligando pra minha casa todo o tempo. À cobrar, querendo a vovó parabenizar. Tio Zinho. Creilson. Deudete. Jucinha. Jonatan. Luzinete, tia Zerina e por aí seguia. Eu compreendia só metade das frases e chamava a Zeza correndo... pega aqui que eu não entendo.

Foi na hora de dar o meu presente pro rebento que a Zeza se superou. Eu queria dar algo de valor pra mobiliar o quarto do bebê que com ela e a filha iriam morar. - Zeza, compre o que faltar! Ela voltou da empreitada feliz e arretada. - Comprou o presente pro menino? Oxê, disse com seu sotaque de carinho. Deu direitinho. Comprei a cômbida... e o belcinho! 

Ah, Zeza, que saudade do seu mulunguês, do bebê... e do chazinho!


*******************

 

AGORA TEM O "SITE INESPLICANDO.COM.BR"

MAIS DE 250 CRÔNICAS INESPLICANDO! 
COLUNAS DE CONVIDADOS COM DICAS DE SÉRIES, LIVROS, 
FILMES DE TEVÊ, EVENTOS CULTURAIS...
ALÉM DO DESAFIO LETRA E MÚSICA!

VISITE O SITE INESPLICANDO E VIAJE NAS ARTES...
                                                     

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário