Páginas

quarta-feira, 3 de agosto de 2022

DE BEM, NOVAMENTE!


Ele disse que sabe cantar o Hino nacional de ponta a ponta! Sem errar nenhum pedaço. Sabe o que eu acho? Ele está me enganando...

E lá se foi o Sílvio carregando o peso dos seus oitenta anos. Passos lentos e ritmados, pela calçada da vizinhança, até encontrar uma papelaria. Queria achar aqueles cadernos antigos que tinham o hino nacional estampado na parte de trás. Não existiam mais!

Tivemos que imprimir o hino, em letras garrafais, só pra ele conferir... E não é que o Flávio sabe mesmo? Cantou direitinho. Do ouviram do Ipiranga até o finalzinho... Pátria amada, Brasil! Cantarolou e sorriu...

Era uma amizade tardia. Feita na vizinhança. Por quem sabe que é preciso um amigo por perto. Mesmo que esse amigo não esteja sempre certo. A amizade dos sozinhos. Dos velhos e vizinhos. Que contam da vida e seus amores. Dividem as dores, bulas, remédios e dissabores...

Quando quebrava o chuveiro, o Sílvio chamava o Flávio pra consertar. - Não precisa pagar o conserto. Mas o café, eu aceito! Era sempre na mesma padaria. Quase todo dia.
- Desse jeito vai sair caro. O Silvio se divertia... 

De noite ou de dia viviam se cruzando na vizinhança. Sem muito combinar. Sabiam os horários que estariam por lá. Prontos para prosear. Riam e brincavam. Às vezes brigavam. Eram dias sem se falar...

Encontrei o Silvio chateado... Briguei com o Flávio. Ele me ofendeu. O Flavio então apareceu, triste e cabisbaixo. Olhou para o amigo Silvio e reconheceu... Eu queria pedir desculpas. Mas você é mais teimoso que eu!

Peguei o dedinho mindinho dos dois velhinhos e promovi a reconciliação. Que tal um café na padaria? - Dessa vez eu pago, disse o Flávio, sorridente.  - Até que enfim! Silvio alegremente "alegreceu"... 

E as duas velhas crianças seguiram em frente. Passos lentos... 
Amigos, novamente!


*                                                 *                                      *



Foto:Getty Images/iStockphoto
Informações extraídas do IPTC Photo Metadata





DÊ LIVROS PARA OS SEUS AMIGOS!

O LINK PARA COMPRAR OS LIVROS INESPLICANDO 

ESTÁ NO CANTO ALTO DIREITO DO BLOG. VERSÃO WEB. 

BASTA CLICAR NA IMAGEM DO LIVRO!  RECEBA EM CASA!


ou peça pelo whatsapp 13 997754072

12 comentários:

  1. ❤❤❤❤❤❤ você nos traz muita alegria, Inês Bari!!!

    ResponderExcluir
  2. Quem tem amigos não morre sozinho... feliz dia do amigo, que tem que ser comemorado todo dia... excelente texto... parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Tocante.
    É.essa amizade tardia , entre os sozinhos e vizinhos..
    Todos com.suas rabugices, suas estórias. E sua teimosia..
    Amizades necessárias..
    Inês, sempre captando as emoções da vida..

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Ahhh, "A amizade dos sozinhos. Dos velhos e vizinhos. Que contam da vida e de seus amores. Dividem as dores. Bulas, remédios, dissabores...", eu amei isso! belo, muito belo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Luciana! Viva seu projeto de literatura! Viva a amizade!

      Excluir
  6. Minha amiga Inês Bari, você e suas crônicas apaixonantes, fazendo do dia-a-dia uma eterna magia. Adorei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, "amigo" Washington, a sua companhia no blog me deixa muito feliz!

      Excluir
  7. Minha amiga Inês Bari, você e suas crônicas apaixonantes, fazendo do dia-a-dia uma eterna magia. Adorei.

    ResponderExcluir