Páginas

sexta-feira, 24 de setembro de 2021

EU TÔ NA LANTERNA...

                                                                                            
Penha fica no litoral catarinense. Sua singeleza encanta. Praias belas e rústicas. Recantos de pescadores. Simples e boa vizinhança. Foi lá, num pequeno farol noturno, que um misto de música e solidão apertou meu coração feito as cordas de uma embarcação. Eu repetia como um mantra suave e delicado, o refrão de uma das minhas letras favoritas... lanterna dos afogados! 

Por anos naufraguei na dúvida se o local cantado por Herbert Viana era real ou uma metáfora usada com beleza e inspiração, simbolizando uma luz no fim do túnel para alguém perdido num mar de incertezas e solidão. Mais tarde descobri que a “lanterna dos afogados” é nome de um bar, no livro Jubiabá de Jorge Amado. Lugar onde as mulheres dos pescadores esperavam seus maridos com suas lanternas em punho na ânsia de ajudá-los a achar o caminho de volta.

Dizem que algumas em desalento há muito tempo, vagavam chorosas, mas sem expressão de revolta. Outras, ainda em desespero e aprisionadas pelo tempo, mantinham acesas as luzes e a esperança de ver seu amor voltar depois de meses, até anos. Triste mar de enganos. Eles nunca voltavam. Talvez a ideia da canção tenha surgido do livro. Não duvido.

Eu me vi assim, por alguns minutos, naquele farol noturno esperando uma embarcação que não vem. Um tempo que demora e não chega. Vendo uma tempestade próxima, num mar que desassossega. Só o refrão da canção veio me consolar...                          

Continuei no farol com o pensamento além do mar... Tocar o barco? Esperar? Pedir a Iemanjá para nos ajudar? Sei lá. Eu estava em Penha. No farol de águas calmas. Noite bonita. Sem viúvas aflitas. O que balançava era o instante imaginário dentro da alma aflita.

Olhei com doçura a luz do farol e reacendi a esperança nas águas renovadas que vinham do mar.  Como Herbert ou as viúvas em Jubiabá, cantei baixinho, pra eu mesma escutar... Eu tô te esperando... vê se não vai demorar!!!.

  

            

 *                       *                       *                   
 
                                  

6 comentários:

  1. Aprendi mais essa!
    Parabéns Hebert!
    Parabéns Inês!

    ResponderExcluir
  2. Aprendi mais essa!
    Parabéns Hebert!
    Parabéns Inês!

    ResponderExcluir
  3. Espero que as "lanternas dos Afogados", as que ficam nas mãos das mulheres, nunca se apaguem!
    Parabéns, Herbert!
    Parabéns, Inês, pelo seu coração sensível!

    ResponderExcluir
  4. "Olhei com doçura a luz do farol e reacendi a esperança nas águas renovadas que vinham do mar. E como Herbert ou as viúvas em Jubiabá, cantei baixinho, pra eu mesma escutar... Eu tô te esperando... vê se não vai demorar!!!." Misericórdia...lindo, MUITO lindo!! 🌹🌹🌹🌹

    ResponderExcluir