Páginas

quarta-feira, 30 de agosto de 2023

VOVÓ É UM ANJO!

Vó Emília virou uma espécie de anjo pra toda minha vida. Eu tinha só seis aninhos quando ela se foi. Tão pouco. Tão muito.

Vó entrei na escola! Seu sorriso se abriu naquela hora. Quando a mente já não lhe dava mais entendimento, entendeu com o coração. Não falou meu nome. Apenas me pôs no colo e eu segurei sua mão. Tudo ali nos bastou. 

Depois da sua partida, uma presença volátil me rondou. Nas horas de angústia eu falava com ela no meu silêncio. Na água do banho sob o chuveiro. No vão dos pensamentos. Na exaustão dos medos e das preocupações. Eu imaginava seu colo e o meu repousar sereno. Era o sopro que me empurrava. Luz que acalmava. Alma que sem eu ver me confortava.

Herdei coisas da vó Emilia que demorei um tempo pra entender. Ela gostava de comprar casas e depois vender. Comprei algumas. Coisa de português. Segurança ou apego talvez. Com os anos fui me desprendendo. Vendi as casas, apartamentos. Agora me basta um lugar. Apenas um lar para descansar. Herdei seu queixo, sua caixinha de surpresas. Sua força e seu grau de dureza. Vó Emilia trabalhava sem tempo de sossegar. Também tenho esse tanto de ferro. Difícil relaxar.

No entanto eu dormia suave em seu colo abraçante. Ninho quentinho. De seios fartos e grandes. Sentia seu perfume. Ouvia seu cantar me ninando...  Hoje ouço sussurros e palavras ao vento. É na voz dos anjos que ela entoa seus conselhos.

Eu tinha seis anos. Tão pouco. Tão muito. Sei que a Emília me olha e sempre irá me guardar.  Não sei se a estrada é longa ou breve para lhe encontrar. Passe o tempo que for, nossa conversa vai terminar...

Porque aquele dia, vó, eu só queria contar como foi o primeiro dia de escola... será que você ainda se lembra? Posso te contar em silêncio agora?

 

****************************

 

Um comentário: