Páginas

quarta-feira, 15 de abril de 2020

CONVERSA AO VENTO...


Está ventando forte. Muito, respondi ao rapaz que caminhava ao meu lado na avenida larga sem qualquer abrigo. Na frente, o mar agitado e coqueiros retorcidos. O vento faz mal? Às vezes, respondi amigavelmente enquanto seguíamos a passos rápidos para ganhar calor nas pernas e nos braços.

Ainda bem que não está chovendo. Seria pior. Mas eu gosto da chuva! Eu também, mas não quando estou na rua. Sabia que fez dez meses de calor este ano? Não sabia, não. Eu gosto do calor. Eu também. Mas aumenta minha pressão... o olhar do rapaz entristeceu e a conversa prosseguiu ao léu.

Prefere o frio, então? Gosto do frio e do calor. Gosto dos dois, o rapaz  de alma ingênua explicou. Mas sem esse vento forte, não é mesmo? O vento faz mal, ele insistiu... Se for gelado como o deste dia, pode dar pneumonia. Eu nunca tive pneumonia... Que sorte a sua. Pneumonia cura? Cura! Mas é difícil de sarar. Pode matar? Creio que sim.

E foi indo assim, ao sabor do vento, a nossa breve e leve caminhada, recheada de perguntas e respostas repetidas, sem muito conhecimento. Conversa climática. Às vezes lunática. Que surgiu do nada, na rua da ventania gelada. 

Chegamos próximos ao banco. Parei na porta. O rapaz parou em frente. E disse com a singeleza de menino puro e crente... Não adianta nada a gente gostar ou não gostar. Nessas coisas de tempo, calor, frio, chuva, vento de congelar... Quem manda é Deus! A gente tem que aceitar. 

Sorri, beijando seu rosto com o meu olhar. 
E o vento, agora amigo, levou num sopro o rapaz...


*                             *                         *

 Inesplicando. Um livro de crônicas. E um carinho de se ler!    À venda na Ipê das Letras.




                                                     















2 comentários:

  1. Sabedoria qdo menos se espera..
    Verdade.. não adianta gostar ou não gostar...dessas coisas de tempo..
    É assim ...
    Adorei.

    ResponderExcluir
  2. Cada dia mais apaixonado por suas crônicas. Um dia...quem sabe...arrisco falar com elas.

    ResponderExcluir