Páginas

quarta-feira, 24 de julho de 2019

VIAJA... QUE MELHORA!


A fila de idosos era imensa na loja de departamentos. Só mulheres. Ruidosas e em pé, na longa e lenta fileira. Os homens idosos, na certa, deveriam estar em filas de bancos, INSS, lotéricas... Eu estava a dois passos delas e um pouco mais distante, na faixa etária. Apoiada em um pequeno balcão à espera da gerente que demorava horas. Foi inevitável ouvir a conversa de duas senhoras... 

A primeira, mais arqueada e entristecida. A outra, falante e jovial. Ambas davam sugestões de como passar o tempo. Sem solidão, nem baixo astral. - Eu pago uma loja a cada semana! Uma numa esquina. Outra, a três quarteirões do Centro. Eu me divirto desse jeito. Não posso andar muito tempo, disse a mais tristonha. 

Olha só minha perna, a idosa mais alegre falou mostrando no meio da fila e sem receio, uma cicatriz no joelho. Não me importo não. Não paro em casa. Em vez de remédio, eu tomo é ônibus! Vivo viajando. Ontem fui até Peruíbe. De graça. Chego lá e dou uma volta na praça. Tomo um cafezinho. Quatro Reais, no máximo! Mas tem que fazer uma coisa.... e deu o roteiro completo... saio do Centro e vou até Tude Bastos. De lá, tomo o ônibus pra Peruíbe. Não pago passagem. Não é vantagem? 

É muito longe, a outra replicou. E o que é que tem? O ônibus leva, meu bem. A gente vai de carona, sentadinha na poltrona. Dando uma larga risada... amanhã vou até Mongaguá. Cada dia um lugar. E já caminhando para o caixa, aconselhou a alegre senhora. -Aprende agora: tá com dor? Viaja, que melhora! 

A fila andou. Sai da loja. Pensando nas mulheres que em maioria vivem mais que os seus parceiros... Geralmente sós e sem muito dinheiro. Acho que farei como a segunda senhora. Tomarei mais ônibus que remédios. Visitarei lugares e conversarei com todos nas ruas e praças... 

Até a viagem final, aquela que não tem volta. Mas como acho que ainda tenho um certo tempo. Vou conhecer o litoral inteiro. Logo, logo... e de graça!

***********************


                   
                                         
O BLOG INESPLICANDO AGRADECE OS 300K DE LEITURAS.

5 comentários:

  1. Inês Bari
    Adoro suas crônicas.. sempre observando a natureza humana com tanta delicadeza e sensibilidade...

    ResponderExcluir
  2. Uaaaau, receita de bem viver! Adorei! Parabéns! Beijos! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻😘🌹

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosa essa idéia! Só seguir agora! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Para segir-se feliz não é necessário ir para Duney.Sinto que não é seguro se sentir feliz apenas por atingimento de metas.Acho melho é ser feliz por nada.

    ResponderExcluir