Páginas

quarta-feira, 6 de março de 2019

"VERGONHAZINHA..."

Vergonha de tudo. Da espinha. Da marca da vacina. Do joelho grande na perna fina. Do nariz de batata! 
É dolorido esse tempo impaciente, entre criança e adolescente. Quanta vergonha a gente sente! Vergonha do corpo que espicha. Do sanduíche da mãe de pão com salsicha. Vergonha da roupa que não combina. Da voz que desafina. Do elogio exagerado da tia. Eu lembro de cada vergonhazinha que eu sentia... 
Até do distintivo do colégio que minha mãe prendia com alfinetes no bolso da camisa branca de tergal. Achava um escracho geral. Nunca cogitei pegar agulha e linha para costurá-lo, como bem poderia. Era vergonha boba que eu sentia! 

O tempo foi passando e aos poucos, a minha timidez se desmantelando. Hoje ando bem sem vergonha. Às vezes, cara de pau. Nada mais me deixa mal. Nem o corpo maduro. As pintas nas pernas. A roupa meio velha. Nem a farofa que na boca cheia esfarela. Levo a alma leve e mais bela. 

Já não tenho muito que me preocupar. Falo sozinha e alto se me der na telha! Entro no mar e sento na areia. Danço e canto nas luas cheias. Solto palavrão, vendo alguns políticos na televisão. Por que, não? Ando falando até com desconhecidos. Nas ruas. Nas filas. Edifícios...

Acordo e dou bom dia pro zelador. Pro vizinho. Pro vendedor. E com bom humor, até pra aquele chato senhor que insiste em me ignorar. Um dia ele vai aceitar. 
Antes eu não era assim. Tinha vergonha de espirrar e ter que dizer... atchim!  
Dura é a puberdade. Quando ainda não se sabe... 
que a gente relaxa depois da meia idade!



************************************************


RECORDAÇÃO DA BIENAL DO RIO 2019...

UM ENCONTRO PRA LÁ DE ESPECIAL...





9 comentários:

  1. Ah.. amei.. Qtas verdades..
    Como a gente era inocente e tolinha.
    Como tudo muda..algumas coisas para melhor..como observa a Inês Bari.
    Tocante.

    ResponderExcluir
  2. Você é show. Adoro seu falar, seu escrever, seu jeito de dizer a vida.
    Continue. Precisamos de você pra não esquecer o que foi, o que é, o que poderia ter sido, mas não foi. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Se soubéssemos desde cedo que temos melhores e maiores valores por dentro da gente e não por fora, talvez estas vergonhas não nos atingisse... show o texto... parabéns!!!

    ResponderExcluir