Páginas

quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

O CRAVO E A ROSA


Eles já estavam separados há muito tempo. Ele de um lado. Ela, o mais distante possível. O mais engraçado é que não se separavam. Pelo menos no papel, ainda eram casados. Bodas de ouro indo pra diamante. Mas continuavam distantes. E assim queriam ficar... 

Vivi no meio dessa separação durante quase toda infância e um bom pedaço da adolescência. Santa resistência. Numa verdadeira trincheira ouvindo cada lado reclamar... - Quem falou ? Aposto que foi teu pai! - Quem disse? Foi sua mãe, pode apostar... E assim viveram por longos anos. Em perfeita e harmônica relação. Cada um no seu canto. Casas diferentes. Sem divórcio. Só física separação. 

Até que um dia os dois, distantes, cismaram de ver a mesma novela. Coincidência intrigante. Misteriosa. O Cravo e a Rosa! Sentavam-se todas as tardes em frente à tevê. Cada qual na sua casa. Ambos já aposentados. E punham-se alegremente a ver, divertindo-se um bocado... Ele adorava a Catarina. Ela amava o Petrucchio. Ela é dura na queda, ele dizia. Ele é turrão, ela se derretia! 

Novela de época. Época dos meus pais. Geração dos anos trinta. Dos romances difíceis e muitas vezes proibidos. Virgindade, pudores e medos. Casaram-se tão cedo! Dezoito e dezenove anos. Nenhum dava o braço a torcer. Discutir relação, jamais. Perdoar? Nem pensar. Ainda mais, traição! Catarina, nunca. Petrucchio, não! Eram iguais. Ela dinamite. Ele explosão. E viviam se odiando, com muita paixão!  

Eles não perderam um só capítulo no Vale e Pena Ver de Novo das tardes quentes daquele verão. Sentavam-se, cada um na sua casa, em frente à televisão. Feito a nona e o nono. Cada um no seu canto, solitários. Relembrando a juventude e os erros do passado. Mas torciam juntos por um final feliz... 

Na novela aconteceu! O cravo ficou com a Rosa. Felizes para sempre. Mas com meus pais, foi diferente. Continuaram separados e reclamando até o fim. 
Por isso, hoje, não tenho cravos e rosas nos vasos e janelas. Tenho lírios e bromélias. Vivendo juntos e em paz. 
Nunca gostei  de novelas. Mas tenho uma saudade daquelas... Justo daquela!  



************






QUER ADQUIRIR O LIVRO INESPLICANDO 

 RECEBER PELO CORREIO, COM DEDICATÓRIA, 

PARA PRESENTEAR AMIGOS OU FUNCIONÁRIOS? 

ENTRE EM CONTATO PELO WHATSAPP 13 997754072

OU COMPRE OS COMBOS NO SITE PAPALE'S EDITORIAL COM DESCONTOS

OBRIGADA!     DÊ LIVROS DE PRESENTE!  

4 comentários:

  1. Verdade. Qta gente assim..se odiando com paixão, como se bem no.fundo ainda se amassem pelo menos um pouquinho.. ou muito. Quem sabe.
    Inês Bari. sempre espiando e compreendendo a alma humana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compreender nem tanto.. "inesplicar", talvez!!! beijos Soninha!

      Excluir
  2. Muito bom!
    Também adorei essa novela, foi uma das últimas que acompanhei Gostei da ideia dos "lírios e bromélias"!

    ResponderExcluir
  3. Talvez tenha sido o jeito deles se amarem, nem devem ter percebido esse distanciamento.
    Vai saber!

    ResponderExcluir