Páginas

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

O MAR ESTÁ LÁ DENTRO...

A casa era de um silêncio absurdo. O tictac de um pequeno relógio na parede era percebido por qualquer pessoa que adentrasse a porta, seguindo pela sala, chegando até o quarto.
Amplo e arrumado. Era o canto de estudos do casal de adolescentes. Lá também havia um silêncio denso. Quase palpável. E profundo. Eu já estava acostumada a sentir aquele nada ensurdecedor todas as quartas, quando ia à casa da família Gorsk, para estudar com sua filha Amanda, como eu, vestibulanda.
Nem a presença da mãe, na cozinha, era percebida. Talvez andasse com polainas, sapatilhas ou algo assim. De lã ou cetim. Eram tão suaves... Como toda a família.
Filhos inteligentes e estudiosos. O pai, sempre no trabalho. A mãe quase não falava. Sorria gentil. E no final da tarde, chás e biscoitos ofertava. Coisa de ingleses, naturalmente. Embora não fossem. Eram poloneses.
Tudo diferente da ruidosa realidade onde eu vivia. Rodeada de cachorros latindo. Mãe cantando no quintal. E a tevê sempre ligada em um programa informal. Aquele silêncio semanal era necessário para o meu objetivo traçado e real. E o tic tac hipnótico do relógio da sala, marcava o tempo exato para o exame final...
E foi numa das minhas compridas idas ao banheiro, na hermética e silenciosa casa dos Gorsk, que encontrei em cima de um antigo buffet, limpo, conservado e com muito uso, uma enorme concha na forma de caramujo. A senhora, antes arredia, interrompeu meu olhar dizendo: - Ouça o que tem dentro! Fazemos isso todos os dias...
Segurei a bela concha creme e marrom, aproximando dos meus ouvidos. E ouvi, ali dentro, o ecoar das ondas, sentindo por alguns segundos e de olhos fechados, o cheiro do mar entronizado... Um bálsamo entre química, física e itens enumerados.  
Tão lindo e contraditório. A casa em silêncio. Uma família amável e diferente. Que tomava chá da tarde e ouvia um tictac rígido e intermitente. 
Eu jamais poderia imaginar...
Todas as tardes, eles paravam para ouvir o mar.   


 *                     *                          *                       *                       *

Link abaixo,  para ler  a interessante matéria: Por que ouvimos o som do mar nas conchas?


Foto: Site : Fatos desconhecidos

*                                    *                                       *                                *


LEIA LIVROS!  PRESENTEIE COM LIVROS!

                 LER FAZ BEM!









Um comentário:

  1. Uaaaau, deliciosamente doce, nos remete a um passado farto de recordações! Parabéns! Beijos! 😘🌹

    ResponderExcluir