Páginas

quarta-feira, 30 de maio de 2018

O SUJEITO DO ORELHÃO...

 
Todo dia ele repete a cena. Chega na esquina. Rosto fechado. Coloca a mochila junto ao poste e liga pelo orelhão. E como fala alto! Muito alto. Todos no prédio escutam, principalmente eu, no terceiro andar, com a janela dando pra rua.
Na primeira vez que ouvi o sujeito, ele discutia fortemente com o patrão. Tinha um dinheiro pra receber e parece que a coisa estava difícil. No fim da conversa, declarou que a situação ia ficar preta, e ameaçou- o duramente, caso o tal dinheiro não chegasse a tempo. Só aliviei quando ele bateu o telefone, pegou a mochila junto ao poste e partiu.
Passados mais uns dias e ouvi a voz do tal homem. Agora falava com a filha. Dizia: eu sei, eu sei, mas não vai dar. Não posso este mês. Tenho umas coisas pra resolver. Mês que vem eu vou tentar. Não chora não. Um beijo do pai. Mais uma vez, vi o homem deixar o orelhão, pegar a mochila e partir...
Na semana passada foi mais engraçado, ele ligou para o delegado. E dava grandes broncas. Dizia que estava sendo prejudicado e que assim não era possível! Pedia ajuda ao delegado, senão o caldo iria engrossar...
Eu estava saindo do prédio e perto da guarita sorri para o meu porteiro que vendo o homem já ao longe, emendou... esse aí é o maluco do orelhão! Vem todo dia aqui. Todo mundo já conhece o coitado. Fala com a filha, com a mulher, pede dinheiro emprestado e hoje deu bronca no delegado... Imagina se fosse de verdade!
Sorri levemente e fui seguindo pela rua, achando mais do que graça, uma baita tristeza e consternação. Quem sabe, o maluco do orelhão tenha encontrado o único jeito... de fugir da solidão!


*                                   *                                         *                                             *


EM BREVE...   MAIS ETAPAS DE LANÇAMENTO DOI LIVRO "INESPLICANDO"

E BATE PAPO COM AUTOR!

AGUARDE!

3 comentários:

  1. Aaaalô... Eu precisava de um telefone... me lembrou a letra de um certo Jingle de uma empresa de telefones de Santos, há um tempo atrás. Mas, à sério, cada um dá um jeito na sua solidão. Pra refletir. Ótimo texto.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, triste maneira de “sobreviver”!

    ResponderExcluir
  3. É. Triste. Coitado do mochileiro.

    ResponderExcluir