Páginas

quarta-feira, 16 de maio de 2018

NUM PISCAR DE OLHOS


                         

Foi numa quinta de manhã. Na hora de ler a minha receita preferida. Aquela da página toda amarrotada. Com marcas de gordura e chocolate em barra. A folha mais manuseada do caderninho, guardado com carinho e a sete chaves na gaveta da cozinha. 
Olhei firme para a página e todas as letrinhas, tal qual os ingredientes do bolo, haviam se misturado num liquidificador. O texto todo, repleto de medidas, itens e pequenos parágrafos se transformou num único grande bloco. Nebuloso e compacto. Ilegível e incompreensível, feito um texto em aramaico!
Esfreguei os olhos e afastei a mão que segurava o papel. Afastei mais. E mais um pouco. Fui perto da janela. Quase peguei uma lanterna. Veio então a constatação... não conseguia ler mais! De um dia pra outro. Num piscar de olhos. Eu não mais enxergava letrinhas e coisinhas miúdas. E elas são tantas... Nos rótulos. Nas bulas. Nas tampas. Contratos e boletos a pagar...
Dr Lucianao, meu oftalmologista, disse que é assim, um grauzinho por ano depois dos quarenta. Ele estava certo. Meu olho esquerdo já passou dos três. A coisa é rápida. Mas o que é rápido mesmo? Relativo, responderia o sábio cientista judeu-alemão, mostrando a língua com toda razão. 
Por trás de cada mudança, um processo interno e particular de perdas e transformações já vem engatinhando. Muitas vezes, silencioso e invisível. Porém contínuo e implacável. Inevitável com o correr dos anos.
Nascemos, crescemos, criamos filhos. Escolhemos caminhos. Acertamos. Erramos. Voltamos e recomeçamos. E assim seguimos, cambaleantes e exaustos. Com alguns sustos e sobressaltos.
Então, feito fruta madura, numa tarde dura, a gente amadurece e cai. Não dá pra saber quando vai. É o ponto xis. O piscar de olhos! É quando de repente nos percebemos mais velhos. Mais feios. Mais arqueados. Mais sábios, talvez...
Porém ingênuos. Acreditamos que tudo foi... num piscar de olhos! Ah vai...


foto: cromossomosblog 
*                                 *                                     *






3 comentários:

  1. Uaaaau, Inêsplicando lindamente a sequência da vida! Amei! Beijos! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🌹

    ResponderExcluir
  2. Capacidade de deixar tudo MUITO mais interessante, divertido..
    Mesmo o q já não é mais tão divertido..rs

    ResponderExcluir
  3. Naturalmente lindo. Simples, como gostaria que fosse a vida.

    ResponderExcluir