Páginas

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

O SEGREDO DO NAGAO

    
O jovem repórter não deve ter entendido a resposta daquele alegre e curvado senhor japonês ao ser questionado sobre o por quê de suas árvores serem as mais belas. Havia tantas árvores semelhantes naquele lugar. E da mesma espécie!

Afinal, Sr. Nagao, qual o segredo? Todo dia! Respondeu o velhinho. O repórter insistiu. O senhor rega as árvores todos os dias. Mas deve ter algo especial. Por que as suas árvores são maiores e mais floridas? Todo dia! O segredo é todo dia! Sr. Nagao respondeu novamente. Mas não tem uma fórmula secreta? Uma vitamina especial? E o velho insistia com um sorriso paciente e milenar...  Todo dia. O segredo é todo dia!

O repórter desistiu, imaginando que o velho japonês não tivesse entendido a sua pergunta. Ou talvez, compreendesse melhor outra língua...

Confesso que eu também, com vinte e poucos anos e sem ainda ter plantado as inúmeras árvores que plantei, não teria compreendido o mestre Nagao. Nem o alcance da sua simples frase.

Mas depois de muitos invernos. Das formigas que apareceram do nada e destruíram as folhas mais fresquinhas. Depois do vento forte que chegou de repente e quebrou os galhos repletos de florzinhas. Dos fungos que puseram abaixo um limoeiro em apenas três dias. E até mesmo da criança arteira que retirou todas as frutas, ainda verdes e azedinhas...

Entendi que é preciso água, sol, adubo. E mais que isso. O olhar, atento. Todos os dias...
O segredo, é todo dia!                                                                                    O Sr. Nagao sabia.           

******

                   *                         *                          *                        *

                     OBRIGADA PELA VISITA!

9 comentários:

  1. Com certeza, vizinha, todo dia. E eu acrescentaria também umas gotas reforçadas de amor. Mais um texto lindo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Todo dia! Amor, dedicação! Todo dia! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Sim, todos os dias precisamos de luz, água, cuidados, atenção e muito AMOR. Perfeito Inês! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Sim, todos os dias precisamos de luz, água, cuidados, atenção e muito AMOR. Perfeito Inês! Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. CONVERSAR AMOROSAMENTE, BEIJAR FAZER CARINHOS NAS FOLHAS, ELAS AMAM. ENSINAMENTOS DE UMA IDOSA ESPECIAL, DONA MARIA MULATINHA, QUE DEUS A TENHA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo ensinamento. Bjs e obrigada pelo carinho e pela leitura...

      Excluir
    2. Lindo ensinamento. Bjs e obrigada pelo carinho e pela leitura...

      Excluir