Páginas

terça-feira, 9 de novembro de 2021

A PRIMEIRA VEZ... É AZUL!


As pernas finas e magrelas, quadriculadas de azul, efeito do vento frio vindo do sul, saltavam contentes, espalhando água pro alto e pra frente. Era a primeira vez que as crianças viam o mar. Num dia feio pra danar.

Foram longos dias de espera. Anchieta ou Estrada Velha? A rota antiga era mais bela. Curvas sinuosas, cachoeiras e mirantes pra ver do alto da serra. Além dos pontos de parada, os marcos da Independência. O Rancho da maioridade. A calçada do Lorena. O pouso Paranapiacaba, provável parada de Dom Pedro ensaiando o grito e lustrando a espada, sem muita paciência.

Não descemos pela estrada velha. A via Anchieta era mais segura. E tocar o mar era a nossa aventura. Em cada curva da pista, um horizonte novo azulava nossas vistas. Ora ao longe, ora ao fundo, o oceano Atlântico vasto e profundo.

No meio da serra já pesava a atmosfera. Ouvidos tapados. Prende o nariz e assopra. O ar faz a troca! Chegamos ao nível do mar. Praia a vista. Mar tranqüilo, sol, areia branquinha, peixes e conchinhas.

E não é que o tempo virou? A praia ficou cinzenta, o mar encrespou e o dia esfriou. Os meninos correram para as malas, tirando os maiôs. De tecido elástico, grandes e listrados. Com uma fivela de metal do lado. Podemos ir assim mesmo? As alminhas aflitas gritaram.

A mãe, que sempre agasalha e compreende, vestiu os garotos com uma malha grossa e quente. E lá foram eles. De blusa de lã e maiô cafona pular as primeiras ondas. A praia brava não atrapalhava. Nem o cinza escuro do mar. Nem a malha pesada.

Vi de longe a cena. Ao saírem felizes da água, ouviram de um chato sujeito... O que acharam desse feio mar cinzento?

Perfeito! Onde a gente entrou, só naquele pedacinho... o mar estava azulzinho!


**************

PRESENTEIE COM O COMBO INESPLICANDO NESTE NATAL

WHAT'S 13 997754072

RECEBA EM CASA E COM DEDICATÓRIA!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário