Páginas

terça-feira, 16 de março de 2021

FRUTAS DESNUDAS...

O cheiro forte e cítrico não saía das mãos e dos dedos. Impossível comer as mexericas em segredo. As mangas também faziam alarde. A Bourbon deixava nos dentes, fiapos em forma de grades. E a manga rosa com seu suco amarelo escorria do punho ao cotovelo. Lamber era o jeito feio, porém barato, para não manchar o pano de prato.

As frutas nos divertiam com suas fatias e fantasias. Faziam a família sorrir. Minha tia me apresentou o caqui. O caroço quebrado ao meio e a surpresa de achar dentro dele, os talheres da mesa. Garfo, faca ou colher? O que vier... Só não gostava do caqui chocolate quando pegava de surpresa. Na primeira mordida, o travo na língua de aspereza.

Banana, quem não ama? Os cachos, a cor amarela e o descascar que a desvenda por inteira, nua! Frita, amassada ou crua. Deitada sob o sorvete com cobertura. Pura escultura e deleite. E a melancia, sorrindo com gengivas róseas? Aquosas e deliciosas.

Meu pai era craque em descascar laranjas. Era quase perfeito. Com a faca deslizando num ato contínuo e em movimentos circulares. Ele ia criando os anéis-laranja de cima até embaixo. Restava a casca inteira e vazia. O miolo, a gente comia. Ou espremia. Frutas flertam com brincadeiras. Quem nunca roubou uva na feira? Não estourou com a mão o caroço do mamão? Capelinha de melão é de São João...

Quando adolescente eu cravava os dentes na maçã deixando na polpa a minha mordida personalizada. Lembrava a capa do caderno que eu usava. Às vezes, eu cortava a maçã ao meio feito a marca da Apple, no meu primeiro disco dos Beatles. Deus estava alegre na hora de criar essas frutas divertidas, boas também na sobremesa. Criou para o Natal, cabinhos chiques nas cerejas!

Mas nunca me dei bem com o abacaxi. Deixava por último para descascar, sabendo que a vida, tal como a casca, algum dia iria me machucar...

Agora não é hora. Vou comer doces amoras.


**********************                                            

 

  

VEM AÍ NOVIDADES INESPLICANDO! NOVAS PLATAFORMAS

SIGA NO FACE, NO INSTAGRAM E YOUTUBE!

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário