Páginas

quarta-feira, 20 de março de 2024

FOLHAS DE OUTONO...


Meu prazer era caminhar nas tardes de outono pelo caminho forrado de folhas secas, caídas das copas das árvores. Foi o tempo ou foi o vento? Eu perguntava e eu mesma respondia, os dois! O outono é assim. Tempo de ventos e renovação. Algo sempre morre. O novo toma lugar.

O caminho de terra sombreado pelos galhos acumulava várias camadas de folhas marrom-escuro, produzindo um crepitar seco e quebradiço ao pisar. Muitas vezes eu ia com os pés descalços para tatear. Apreciava o som de cada passo. E o piar de alguns pássaros completando a trilha natural. 

As aves entocadas também trocavam suas plumagens. De quem é essa pena? Sabiá laranjeira, eu dizia sem convicção. Pode ser que sim, ou que não. O outono é assim...

Nos dias chuvosos a estrada ficava úmida. Também tinha sua beleza. Era o pisar do macerar. Macieza umectante. Alguns pássaros, ainda que distantes nos acompanhavam na esperança de algum bichinho na terra, saltitante. Minhocas. Insetos. Sempre havia um descuidado, coitado. 

Eu ia com minha mãe procurar pinhas para enfeitar o Natal. Mas já? É que as pinhas tem de descansar. Secar bem, para abrir os gomos por inteiro, feito flores de madeira, prontas para enfeitar a ceia. E elas estavam lá, espalhadas pela estrada. Algumas pequenas e quebradas. Outras perfeitas. Colocávamos as melhores no chapéu de palha. E o sol tímido não esquentava nossas cabeças. O outono é assim...

Levávamos, eu e ela, um cajado. Galho duro que eu procurava feito detetive no meio do mato. Logo achava um pequeno e ajudava minha mãe a encontrar um cajado maior para nos acompanhar. O andar era calmo e cheio de perguntas sem respostas. A cerquinha caiu! Foi o tempo ou foi o vento? Os dois. O outono é assim...

Hoje, os passeios e o chão de folhas secas ficaram na lembrança dos outonos da minha infância. Em algum sítio da memória. Tenho pisado em terrenos urbanos. Ouvindo sons de carros e lamentos humanos. As caminhadas na areia resistem, mas as pisadas somem rapidamente com as ondas do mar.

As folhas, o cajado e minha mãe ao lado, continuam eternos. A saudade bateu hoje em mim. Foi o tempo ou foi o vento? O outono é assim...      


********



Vem novidade por aí... INSCREVA-SE NO CANAL INESPLICANDO NO YOUTUBE!




4 comentários:

  1. Qtas saudades desses outunos.
    As lembrancas e memórias amenizam? Ou fazem a saudade aumentar...?
    Mas como é bom "viajar nessas lembrancas com vc, Inês Bari...

    ResponderExcluir
  2. Cada um de nós sente as mudanças de uma forma na natureza ou em nós frente a elas. Eu particularmente amo o outono . Amo sentir o clima mais ameno, as noites mais aconchegantes, as caminhadas sob as folhas jogadas ao chão como nos mostrando que a renovação se faz necessária. Bem vindo outono em minha existência, ainda nesse plano!!!! Feliz🍁🍂🍁🍂

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Lispoa, pela leitura e por compartilhar seu sentimento outonal! bj

    ResponderExcluir
  4. Outonos são ou não iguais, eu sou mais saudade, ou não?

    ResponderExcluir