Páginas

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

SE CORRÊ... O BICHO PEGA!

Era um homem magro. Um metro e noventa. Olhos fundos. A pele enrugada e castigada de sol. Dizia poucas palavras... Sim, seora. Resorvo isso, agora! Fumava e andava com um facão afiado na cintura. Cortando lenha, mato ou o que aparecesse de ruim pela frente. Dizem que assim, tinha dado fim a um traidor em Goiás, um tempo atrás. Eu tinha muito medo do seo Abel... 

De tarde era tranquilo passear. O sítio tinha três saídas. De um lado, o grotão. Com um olho d’água e árvores gigantes que fechavam a paisagem e davam ar de mata sombria. Havia uma ponte de eucalipto para atravessar. Mas eu não me atrevia. Eu tinha medo de encontrar o Seo Abel...

Do outro lado, um caminho suave que cruzava a horta e ia dar no lago. Lindo e raso. E, por fim, a saída principal passando pela casa do seo Abel. Onde tinha um poste de madeira e uma fumaça que saía branca feito um fantasma da pequena chaminé...

Na noite fria de lua cheia eu quis ouvir o som do silêncio e me encher de brilho e poesia. Sai caminhando pela horta vazia, passando pelo milharal. Olhei para um lado. Para o outro. E de repente dei dois passos para trás. Esbarrei num ser bem grande. Com gravata, calça xadrez e mangas largas. E parecia querer me abraçar. 

Ligeira e tremendo de medo, sai correndo pegando o primeiro atalho. Sem perceber sua cara mal feita de abóbora e os cabelos de milho debulhado, do qual era feito o pobre e velho espantalho!

Mais a frente enchi o peito e sem qualquer preconceito gritei no meio da mata escura... seo Abel, socorro! Seo Abel, me ajuda!  

E o rude caseiro de facão na cintura que me metia tanto medo surgiu feito um coiote  ligeiro e se embrenhou na mata, me resgatando intacta, com ar sem jeito e um sorriso sem graça. 

Ah, as aparências, como enganam...

 

 ************************

 


DÊ DE PRESENTE O COMBO COM OS DOIS LIVROS DE CRÔNICAS

INESPLICANDO VOL.I E VOL.II - PREÇO PROMOCIONAL

E RECEBA EM CASA, PELO CORREIO

E COM DEDICATÓRIA!

13 997754072

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário