Páginas

sábado, 10 de dezembro de 2022

O SORVETE DE LIMÃO...


Era um sorvete pra cada dia. E um sentimento diferente pra cada sabor. Na maioria das vezes, eu pedia de chocolate ou de coco. Eu variava muito pouco. Não havia sabores como milho ou pistache. Pelo menos, na venda do pai do João. Mas ele tinha o alegre sorvete de limão... 

Tenho pra mim que o sorvete de limão era especial. Eu pedia nos dias mais felizes. Em geral, nos dias de sol. Alegria cítrica e natural. O sol laranja batia nos rostos adolescentes no recreio alegre e cheio de gente. O ar quente subia em bafos do chão. Mas nestes dias não chovia. E eu pedia o sorvete branco de limão. Era o azedo na língua. Era explosão de saliva. Era cheiro de capim cortado e flor.

Andei experimentando sabores diferentes ultimamente. Sorvetes por quilo. Sorvetes quentes. Sorvetes na chapa. Sorvetes em copão. Mas nada me tira da lembrança o sabor de criança do sorvete de limão, da venda do pai do João... 
Outro dia, ousei misturar um crocante de baunilha com guaraná e seriguela. Por cima, cobertura de confetes e geleia, tudo na mesma tigela. Coisas de sorveteria moderna. Entornei dois copos de água à força e sem piscar. Só para desentalar. 

Os novos tempos trazem sabores que a gente tende a experimentar. Por que não repetir o velho e bom sorvete de limão? Aquele famoso, no palito? Compartilhando com os antigos amigos a mesma emoção?

Talvez tenhamos medo de não encontrar o sabor antigo. Nem os velhos amigos. Nem o gosto da infância das papilas, ainda crianças... 
Nem os dias leves de um verão, que ficaram por lá... na venda do pai do João...  



*                                  *                                        *                                     *

 CANAL INESPLICANDO  NO YOU TUBE

DÊ UMA ESPIADINHA... E FAÇA SUA INSCRIÇÃO...

VEM NOVIDADE POR AÍ...


OBRIGADA!

5 comentários:

  1. Sabores da infância, que não reencontramos jamais. Esse texto me trouxe algumas lembranças, memória afetiva que dá sentido ao viver. Parabéns Inês, por traduzir tão bem esse encantamento através das palavras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Silvana... no verão...vamos tomar "-aquele" sorvete de limão! Bjs

      Excluir
  2. Adorável crônica Inês Bari.
    Delícia vc fazer a gente se lembrar..

    ResponderExcluir