Páginas

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

RESENHA INESPLICANDO... "Love is Understanding" de Sergio Farias



Eles embarcaram no Last Train to Clarskville...

No auge dos anos sessenta, uma banda pré-fabricada com quatro rapazes cabeludos. Um vocalista bonitinho e três músicos esquisitos. E vindos na esteira dos Beatles? Tinha tudo pra dar errado. Mas não! Foi muito além. 

De início, veio a divertida série dos Monkees na TV. A seguir, entrevistas de estrondosa audiência. E finalmente, hits que viraram sucesso mundial. Começava a febre da Monkeemania que pegou os jovens nos EUA e de todo mundo. Pra se ter uma ideia, a banda chegou a vender mais que os Beatles e Rolling Stones juntos. Porém, foi ironizada e rotulada pelos críticos em plena época da contra cultura por ter sido uma banda criada pela indústria fonográfica. Acabou sucumbindo às pressões, às consequências da sua ascensão meteórica e às divergências e egos dos seus integrantes.

Quem conta essa incrível história e tenta fazer justiça ao talento e ao pioneirismo dos Monkees, é o professor, escritor e autor de peças teatrais, Sergio Farias no livro “Love is Understanding, A vida e a época de Peter Tork e os Monkees”.

Baseado numa pesquisa fantástica, Farias mostra fotos raras e entrevistas com pessoas que conviveram com a banda, o contexto em que os Monkees apareceram, ajudando a entender o porque depois de um salto tão alto, a banda caiu no ostracismo. 

O livro é rico em detalhes. Uma boa viagem pelos anos sessenta, dentro do universo musical do rock psicodélico e suas ideias lisérgicas de liberdade.
A linha condutora é a vida de Peter Tork, o loiro de cabelos lisos e escorridos. Um dos mais talentosos e criativos. Multiinstrumentista, com formação clássica e o mais intelectual da Banda. 

O livro relata o início, quando os músicos se conheceram...
“Um anúncio muito estranho e cheio de gírias no jornal, em setembro de 65... “Seleção de músicos e cantores de folk ou rock para atuarem no papel de 4 malucos, entre 17 e 21 anos numa nova série de TV...”

Peter Tork, Micky Dolenz, Mike Nesmith e Davy Jones foram contratados para estrear a série The Monkees, em 1966.

Todas as etapas da Monkeemania, os bastidores conturbados. A carreira de altos e baixos de Peter, com seus princípios de vida e liberdade, além da sua perigosa sinceridade e bom humor, estão no livro que retrata o  quarteto criativo e pioneiro no uso do sintetizador Moog. E que lutou pelo direito de tocar em seu próprio disco.

O livro de Sergio Farias revela as derrotas e celebra o resgate da banda e do músico Peter Tork, admirados por artistas como Frank Zappa, Jimy Hendrix e os Beatles, acabando por fazer justiça ao legado dos Monkees no cenário da música pop!

“Era um fenômeno, máquina de fazer dinheiro. O grupo fictício se tornava uma verdadeira banda de rock n roll!”

Eu era pré-adolescente e fã incondicional dos Beatles. De primeira, rejeitei a banda. A seguir, diante da alegria contagiante e um rock’nroll divertido na série da tv, me apaixonei. Não perdia os episódios e tocava as músicas  no violão graças a uma revistinha chamada “Vigu”. Achava Peter Tork o  mais charmoso que o Davy. Mike o mais engraçado.

Obrigada, Sergio Farias, por me mostrar bem mais que o óbvio. Esmiuçando o contexto musical e social onde o fenômeno da Monkeemania se deu.

“Love is Understanding, A vida e a época de Peter Tork e os Monkees” é uma ótima dica de leitura para os amantes da música e dos anos sessenta.  O lançamento do livro foi feito no Brasil e em Portugal, simultaneamente pela Chiado Editora. 

O livro tem 393 páginas, mas passam voando como o last train to Clarksville... e o sucesso dos Monkees!

*                                *                                 *

LOVE IS UNDERSTANDING...A vida e a época de Peter Tork e os Monkees”. 
CHIADO EDITORA. À VENDA NAS GRANDES LIVRARIAS...
******************************************** 
Para os mais saudosos e ... os curiosos... segue o link da abertura do seriado no YouTube

https://youtu.be/pG4pLkMkcFw












Um comentário:

  1. Inês Bari...
    Sua crônica despertou minhas saudades, curiosidades e lembranças..
    Eu q tb adorava os Beatles comecei a adorar os Monkees, eram tão bonitinhos, tão divertidos e simpáticos.
    Até hoje gosto e muito .. São inesquecíveis .
    Certeza q vc despertou muita vontade e curiosidade qto ao novo livro de Sergio Farias , com suas opinioes tão pertinentes e interessantes.
    Vou ler..

    ResponderExcluir