Páginas

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

AS VELHAS BOLINHAS AZUIS...


Todo ano é igual. Nunca sei ao certo o dia de montar minha árvore de Natal. Vinte de novembro? Um mês antes? Primeiro de dezembro? Ainda bem que alguém estabeleceu o dia seis de janeiro para o seu desmonte. Aí é moleza. Sem incertezas. Sem muito pensar.  Quanto às bolinhas velhas dos anos que passaram, para mim continuam sendo um dilema. Não consigo me desvencilhar.

Não sou de acumular coisas. Guardar papeizinhos, caixinhas, vidrinhos e coisinhas materiais. Pra ser sincera, nem documentos importantes eu guardo. Muitas vezes, somem e eu me atrapalho. Mas com relação às bolinhas de Natal, bate uma coisa, sei lá, sentimental... 

Tenho seis ou sete bolinhas azuis bem descoradas. Desbotadas. Feias de fato. Mas que não consigo desprezar. Todo ano é o mesmo movimento. Armo a árvore. Compro bolinhas novas. Modernosas. Com glitter. Purpurina. Laços de fita. Mas na hora de jogar fora as azuizinhas... Velhas e desbotadinhas. Vem aquele aperto! O coração encolhe, vira bolinha dentro do peito. E me rendo às recordações.

Estiveram em tantos Natais com a gente. Ouviram canções em coros estridentes. Viram nossos olhos brilhando a cada presente. E à meia noite, os abraços mais quentes. Como posso jogar fora por estarem velhinhas e desbotadas? Santa desalmada!

Um ano até tentei. Coloquei no cesto da lixeira. Mas logo resgatei. Que loucura! Jamais desta maneira.Vou dar para minha mãe. Ela enxerga pouco, quase nada. Não iria se importar com as bolinhas desbotadas. Que nada! Rejeitou logo de cara. Oras, filha. São tão baratinhas. Troca todas as bolinhas! 

E lá trouxe eu de volta, as bolinhas feinhas e azuizinhas para casa. Este ano, pensei em não colocar na árvore e deixá-las na caixinha. Mas é discriminar do mesmo jeito. O meu dilema continua. E antes que eu tenha que fazer muita terapia... 
Alguém quer ficar com as minhas bolinhas?


*                                   *                                        *                                    *

                              DÊ LIVROS DE PRESENTE NESTE NATAL
           
           
            

            COMPRE O COMBO DOS LIVROS DE CRÔNICAS "INESPLICANDO" II e II

             E RECEBA EM CASA! PARCELE EM DUAS VEZES.

5 comentários:

  1. Eu entendo...
    Tao especiais e mesmo desbotadas são tão lindas...
    Não dá para se jogar fora assim tão fácil algo q.nos açompanha há anos..rs
    E o valor sentimental? Rs
    Adorável crônica.

    ResponderExcluir
  2. Texto lindo!!! Cada enfeite são momentos que a gente recorda em nosso corações. Fizeram parte responde tantos Natais. Eu também tenho em cada estes enfeites antigos que não consigo me desapegar, mesmo chegando mais bonitos e modernos. Pois estes tem a história presente, né? Beijos e um ótimo final de ano!

    ResponderExcluir
  3. Uaaaau, delicadamente linda crônica! No fundo acho que todos tem “bolinhas azuis, desbotadas”, e que, às vezes, são guardadas no coração e na memória! ❤️❤️❤️👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
  4. Sim, Carlos... são tantas as bolinhas desbotadas... rs beijusss Obrigada pela leitura...

    ResponderExcluir