Páginas

quarta-feira, 22 de agosto de 2018

MENINA, NO BOTECO DA ESQUINA?


O violão é um amigo. Daqueles leais. Que só escutam, não falam. Ouvem a nossa voz. O nosso canto. De tristeza, nas horas de melancolia. De alegria, nas noites de festa e cantoria.
Está lá, ponteando entre risos, coros e desafinos. Houve tempo em que era tido como instrumento meio malandro. Daqueles que tocam no boteco da esquina! Não era coisa de menina. Mas eu me entendia bem com aquele tipo “chinfrim”...
O primeiro violão que ganhei foi um Giannini. Pequeno. Perfeito para mãos miúdas de criança. Lembro dos primeiros acordes. Dó e Sol maior. A primeira valsa. A revistinha Vigu. E a primeira pestana, toda torta, com som espremido. Onde eu ia, o violão ia comigo.
Aos quinze anos ganhei aquele que seria o mais marcante de todos. Um Di Giorgio herdado do irmão mais velho. Tocou em todas as festas da Faculdade de Medicina. Tinha ótima acústica e esparadrapos por todo o corpo, vítima que foi de um descolamento da madeira. Ficou curado. Em perfeito estado.
Nele assinaram com caneta e carinho, grandes amigos, incluindo Toquinho, que junto com Vinícius, tocou e cantou na formatura, entre doses de whisky, poemas e juras!
Depois, nos anos dedicados ao rádio, ganhei outros violões que foram tocados por artistas queridos, numa espécie de show particular. Carlinhos Vergueiro, Sergio Reis, Luiz Américo, Paulo Ricardo e muitos outros.
Era violão, bate papo e um café! Porque amigo é assim. Pode ser malandro. Pode ser mané. Sem toque de preconceito. Pode gostar da noite. Ou gostar do dia. Preferir Segovia. Ou Paco de Lucia! 
Mas é nas noites de solidão que a gente entende o valor de um violão. Nas madrugadas frias. Nas canções vadias. Na melancolia que insiste em nos acompanhar.
E pensar que uma antiga vizinha, na sala de casa, em frente à minha mãe, ao me ver tocando um samba canção, disparou no mais lamentável engano,,, - você deixou a menina tocar violão?
Violão é coisa de menino. Menina toca piano!


*******************************************


            


5 comentários:

  1. Sempre tão bom.ler suas crônicas Inês Bari..
    Q privilégio vc dividir sua vida com seu violao..
    Nunca se fica só..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca, Soninha... mesmo tocando, às vezes, uma triste canção... bjsss

      Excluir
  2. ''Quem canta comigo/Canta o meu refrão/Meu melhor amigo/É meu violão''. A antiga, mas sempre bela canção do Chico exalta o violão de tantos acordes que embalam as serestas, as cantorias entre amigos, as dores de cotovelo, as mágoas do coração. O que seria do mundo e da vida sem o violão, que rima com minha frustração por não saber tocar nenhum instrumento embora a música seja a minha grande paixão. A tua crônica, de tão bela, daria uma bela canção. Mas, vizinha, cá pra nós, a tua vizinha tinha razão, pois violão não é pra menina, não. Menina tem que tocar piano, sim, fazer balé, brincar com bonecas e aprender corte e costura. Ou seja: você foi toda errada...rsss. Parabéns de novo. Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a menção da música, vizinho... Chico, sempre ele! Dizendo poesia, cantando... Quanto as meninas de hoje em dia... estão saindo da linha.. jogam futebol, gerenciam grandes empresas, dirigem ônibus e caminhões e algumas são líderes de governo... quanta petulância, diria aquela vizinha da minha mãe...

    ResponderExcluir
  4. Violão, o amigo certo nas horas incertas, tentando suprimir o vazio que nao preenche deixado pela Saudade!

    ResponderExcluir