Páginas

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

COMEÇANDO PELO NARIZ...



Nesta quinta, faço check-up. Pela primeira vez! 
Uma dorzinha aqui, outra acolá provocaram isso... Tenho também um desconforto lombar no lado esquerdo. Vista cansada. Digestão um pouco lenta de noite. E um clique no polegar que aparece e desaparece. 

A única coisa que tenho certeza que está bem é o meu nariz. Em perfeito estado! Não entope. Não pinga. Cheira que é uma beleza... Nariz nota dez! Acho que vou começar contando isso. Senão, o médico vai pensar que sou um poço de doenças. Receitar milhares de remédios. Tratar-me como doente. Pré-senil! Justo eu, que nunca gostei de tomar remédios... 

Na infância, era à base de chazinho, óleo de fígado de bacalhau, biotônico, gemada, calcigenol. De vez em quando, um antibiótico mais forte quando a coisa complicava. Depois de adulta, preventivo e mamografia. Coisas que eu já tiro de letra. Mas quinta agora, é diferente. É check-up. Vistoria geral! Vasculhar tintim por tintim. Ai de mim! 

Mas enfim, é tudo físico. Ninguém vai encontrar, lá dentro, a traição que atacou o fígado. A maldade que fez doer o estômago. A raiva que prendeu o intestino. Seria bem mais cruel saber... Por ora, vou checar só as consequências. O que já estragou. E que precisa consertar. As causas, certamente levarei anos, talvez vidas, para aprender como tratar. 

Ah, não posso esquecer de falar das aftas. Da cãibra nos dedos dos pés. E das crises de ansiedade com aquelas urticárias vermelhas e robustas que começam a coçar pelo corpo todo. Não! Não posso começar assim. O que o Doutor vai pensar de mim? 

Vou lá, sem receio. Olhando, sempre, o copo meio cheio. Falar que melhorou o meu joelho. E vou começar com o que está bom. Nesta quinta. Vou respirar bem fundo, afinal, o meu nariz...  
O meu nariz vai muito bem, obrigada!


********************************************** 

PRESENTEIE COM LIVROS...


Um comentário:

  1. Inês Bari.. adorei.
    Tão divertido e ao mesmo tempo tão real e com tantas verdades.
    A gente vai acumulando junto com a idade, um monte de dorzinhas e coisinhas q não conhecíamos até então..
    Agora, começar a consulta pelo q não está doendo ou com.problemas é uma tática ótima.. RS
    E no fim .. todos os sintomas são resultados de tantos sentimentos.. Bons ruins.
    Vc sempre muito perspicaz, sensível , poética e divertida..

    ResponderExcluir