Páginas

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

DELICADEZAS...


Entrelaçando. Retorcendo. Revirando os fiapos de madeira... Com seu biquinho feito uma agulha fina de rendeira, ela foi formando, num tricô de galhos miúdos, a sua leve casinha! Pequena e redondinha. No fundo, uma portinha.  

Em poucos dias já se via o esboço do ninho. Delineado com bico e carinho. Coisa de artesão. Ficou bem preso e protegido, entre as folhas de um verde amarelecido pelo sol quente do verão. Por vários dias, assisti a árdua jornada da alegre passarinha que ia e vinha. Levando gravetos e linhas. Construiu no meio da planta, na minha varanda, a sua delicada casinha... Não me perguntou nada. Não precisava. Alguém mais importante que eu, a autorizava. 

E no recém formado ninho, nasceram os filhotinhos. Batizei: João do pio, Bicuda e Pedrinho... Cresceram escondidos, até voarem sozinhos. A mim, bastou acompanhar. Sem assustar. 

Têm me encantado as delicadezas... Das pessoas e da natureza. Duas faces de mesma leveza. A gota de orvalho quando rola suave pelas folhas e balança leve na incerteza... Cai? Não cai? Amparo na palma da mão, com humana delicadeza. Os colibris beijando as flores sem distinção de cores. Experimentando vários sabores. Suaves beijos, que mal tocam a boca e aumentam ainda mais o desejo. E as mães, ajeitando seus filhos junto aos seios... São tantas e santas, as delicadezas... 

Depois de semanas, o ninho já estava vazio. Bateu um vento e caiu. Leve como surgiu. Sobraram palhas secas e alguns fiapos amassados. Peguei delicadamente nas mãos e voltei para o meio dos galhos... Servirá para outro pássaro? Um pardalzinho? Um canário? 
Deixei na mesma planta o pequeno lar empalhado que vi delicadamente se formando. E, de tão feliz, amanheci cantando...



*                                *                              *                              *
                           

                                       VEM AÍ...

              PROJETO " VEM QUE TREM POESIA"..

                                       AGUARDE!







6 comentários:

  1. Tudo delicadeza . O ninho, o trabalho dos passarinhos o texto, mas principalmente a delicadeza q tem q se ter pra perceber essa delicadeza no universo e no.dia a dia.
    Vc tem Inês Bari..
    Adorei..

    ResponderExcluir
  2. Uaaaau, “Mimos de Deus”, descritos com perfeição e delicadeza! Parabéns! ❤️❤️❤️👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
  3. Descrição maravilhosa e emocionante!Amo pássaros

    ResponderExcluir
  4. Nossa, lindo, emocionante muito bem construído o seu conteúdo. Parabéns!

    ResponderExcluir