Um
erro no jornal. O repórter distraído, trocou a imagem da Ponte Pensil de São
Vicente pela foto da Golden Gate! Mas como são
diferentes...
A Golden Gate não tem moleques atrevidos que pulam soltos e desprotegidos no mar atlântico vicentino, mar de tantas belezas e tamanhas incertezas.
A Golden Gate não tem no sopé, encravada, a casa das bananadas! Não tem, do lado de lá, junto às filas de carros que andam feito serpente, um bocado de ambulantes e diferentes gentes. Velhos, crianças, jovens, deficientes. Sob o sol escaldante. Ou nas noites frias e cortantes... - Olha a cocada! Limpador de para-brisas. Pano de chão. Bandeirola. Castanha do Pará. Esfregão...
Também não tem, logo alí no Japuí, as Marinas e seus ricos iates. Ao lado de casinhas simples dos pescadores com seus barquinhos de pequeno porte. Não, a Ponte Pênsil não é a Golden Gate. Muito menos São Francisco é São Vicente!
A Ponte Pênsil é a cara do Brasil e suas implacáveis diferenças. É o Brasil com todas as suas mazelas. Mas ainda assim, consegue ser bela! E na carona de Fernando Pessoa, pode ser pequena, menor e mais velha... mas é a ponte mais bela, porque é a ponte da minha terra!
Rústica e castigada, como a pele e os olhos dos meninos que dela pulam sem medo e sem porquês. A ponte pênsil tem veias de aço e madeira que balança.
Tanto me alegrava, quando eu passava, criança e agora balança, em pensil esperança... como o meu coração!
É a ponte q temos.. Q fica mágica do jeito q foi descrita..
ResponderExcluirUau, NOSSA Ponte Pensil, tão lindamente descrita, fica muito mais bela!
ResponderExcluirGostei do seu blog, com as suas crônicas retratando bem a sua realidade.
ResponderExcluirObrigada José Carlos, pelo carinho e pela leitura!
ExcluirA Ponte Pênsil é gerida pelo DRE, órgão estadual. A prefeitura não cuida de nada que é dela. É só o Porto da naus, abandonado, como sempre. As placas do CVV, para prevenção do suicídio, comuns em pontes no mundo inteiro, estão sob ameaça de roubo e depredação. Um já foi retirada. As placas foram doadas pelo DER, com sede em Cubatão.
ResponderExcluirGrata, Dalmo... pelo esclarecimento.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA charmosa Ponte Pensil
ResponderExcluirE para arredondar a "brasilidade" nela contida, reza a lenda que o engenheiro que a projetou nunca recebeu o pagamento!
ResponderExcluirSão tantas as histórias Gil Menin... um livro só não seria o bastante... bjs
Excluir... mas é a ponte mais bela, porque é a ponte da minha terra!
ResponderExcluirLindo Inês! Boa semana pra você!
Aponte a ponte mais bela que a sua fonte. Não há. Um beijo.
ResponderExcluirNão há! beijão...
ExcluirSou eu, Jucak.
ResponderExcluir